quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Encontro Estadual de Mulheres da Agricultura Familiar e Economia Solidária será em Jequié

Acontecerá entre os dias 03 e 04 de dezembro o Encontro Estadual de Mulheres da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O objetivo será de discutir eixos temáticos de políticas para as mulheres do campo e da cidade, que construam em conjunto a carta de intenção, como proposta que irá nortear as ações de luta dos grupos para mudar a realidade. O evento é promovido pela Associação das Donas de Casa do Estado da Bahia (ADCB), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF Bahia), Central Única dos Trabalhadores (CUT Nacional) e Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE Bahia).
Dentre as ações do evento, serão discutidos eixos temáticos de políticas para mulheres do campo e da cidade, exposição de artesanatos e produtos da agricultura familiar e economia solidária e apresentações culturais. De acordo com a presidenta da ADCB Marinelma Macedo Gomes estamos fortalecendo as políticas públicas, com este evento. “As conferências são o controle social das políticas públicas. O que mais nos estimula a enfrentar esse desafio é o controle social, que é representado pela participação dos conselhos, da sociedade civil, dos movimentos de mulheres, porque eles impulsionam as reivindicações e demandas e nós temos a responsabilidade, enquanto gestores, de entidade como a ADCB”, ressaltou Marinelma.

Para a secretária geral da FETRAFBAHIA Elisangela Araújo defendeu as políticas publicas de gênero, afirmou ainda falta muito a ser realizado em politicas afirmativas de gênero. ”É importante destacar que obtivemos avanços na legislação, de políticas de gênero, equipamentos públicos e ações voltadas para assegurar os nossos direitos. As mulheres vêm sendo protagonistas do processo de inclusão social em curso no Brasil. Elas são as principais receptoras das políticas de renda e de acesso à moradia, à saúde e à educação”, falou Elisângela.
Estão programadas palestras com representantes de diferentes Movimentos Sociais que vão debater sobre agricultura familiar e economia solidária, bem como políticas públicas para as mulheres: Educação e direitos, saúde, gênero, combate a violência, temáticas raciais dentre outros. A inscrição é 1 Kg de alimento, que será doado a uma instituição escolhida entre todos no evento, e as vagas são limitadas.
A abertura do evento, dia 03/12, acontecerá no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães a partir das 08 horas. Já na sexta-feira, dia 04/12, o evento dará continuidade nas dependências da UESB, campus de Jequié, no Anfiteatro Pavilhão Manoel Sarmento, a partir das 08 horas.

Para fazer a sua inscrição acesse o link:
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail:politicasparamulheresbahia@hotmail.com ou pela página no facebook: Políticas para Mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário