quinta-feira, 19 de março de 2015

EBAFOR/CUT 2015 : Encontro Baiano de Formação da CUT Bahia é sediado em Feira de Santana

Nos dias 18 e 19, foi realizado o Encontro Baiano de Formação  EBAFOR 2015 /CUT-BA.
A atividade aconteceu na Pousada Central , em Feira de Santana Bahia. Durante o encontro, mais de 80 sindicalistas do campo da da cidade , interior e capital , estiveram reunidos a fim de debater temas de interesses da classe trabalhadora.
No evento, além de dirigentes da CUT-Bahia e FETRAF-Bahia, os participantes puderam contar com a presença de dirigentes da CUT Nacional e da Consulta Popular.
Dentro do que foi proposto e discutido através da Secretaria Estadual de Formação e seu coletivo, quatro eixos foram norteados para reflexões e debates do EBAFOR 2015:

1) Debater a conjuntura político-sindical atual e os desafios para o movimento sindical e para as organizações populares;
2) Refletir sobre a trajetória de organização das mulheres trabalhadoras do movimento sindical CUTista e a questão da paridade;
3) Discutir a estratégia da política nacional de formação da CUT à luz do projeto político - organizativo da CUT;
4) Apontar as contribuições da formação sindical para o 14 CECUT e o 12 CONCUT.
Para Conceiçao Borges, Secretaria Estadual de Formação da CUT, este encontro é um dos grandes momentos para a reflexão dos dirigentes sindicais onde os mesmos poderão apontar a direção da CUT que queremos para continuar fortalecendo a LUTA dos trabalhadores. " Tenho certeza que fizemos nosso papel enquanto Secretaria de Formação da CUT-Bahia e, esse último encontro do nosso mandato fechou com chave de ouro pela participação e debates feitos em torno de uma excelente analise de conjuntura, bem como, as avaliações necessárias de melhorarmos enquanto Central " Comenta Conceição Borges. " Não podemos esquecer que foi dada a linha para abertura de um rico debate da nossa Central visto que estamos próximo ao nosso Congresso e precisamos reafirmar o nosso fortalecimento para o Interior e capital, campo e cidade" Crava A Sindicalista.
Messias Vale da Coordenação Administrativa e Financeira da Escola Nordeste -CUT,  ressaltou o papel cumprido pela Escola no ebate desses e outros temas relevantes para o desenvolvimento regional do Nordeste e do país nos programas formativos da PNF/CUT. A criação do Fórum das CUTs do Nordeste pode ser um espaço para potencializar esta estratégia de intervenção no desenvolvimento sustentável e interiorização da organização sindical CUTista.
Aton Fon Filho, advogado e membro da Direção Nacional da Consulta Popular, afirmou que a palavra de ordem é a Constituinte da Reforma Política, Já! Não devemos esperar do Congresso Nacional mais conservador desde 1964 não poderá cumprir esta tarefa de mudar o sistema político brasileiro. O poder popular a partir da experiência e mobilização da classe trabalhadora é fator decisivo para uma verdadeira reforma política.
Para Tino, a unidade dos trabalhadores e aliança da CUT com os movimentos sociais são condições fundamentais defender direitos, avançar nas conquistas por um novo modelo de desenvolvimento na qual a reforma política, a partir de uma constituinte soberana, exclusiva e com participação popular. Os atos em todo Brasil do dia 13 de março demonstraram nosso protagonismo em defesa da classe trabalhadora e dos interesses do povo brasileiro.
As propostas relacionadas à Estratégia da PNF na Bahia serão sistematizadas para contribuir nos debates do 14º CECUT-BA e do 12º CONCUT, no sentido de fortalecer o projeto político-organizativo da Central, na perspectiva da unidade capital-interior e campo-cidade por liberdade e autonomia sindical e por uma nova hegemonia na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário