terça-feira, 29 de julho de 2014

Aquecimento Global : ONU - IPCC - EMERGÊNCIA !


ONU - IPCC - EMERGÊNCIA !!! MUDANÇAS CLIMÁTICAS SEM PRECEDENTES !!! AQUECIMENTO GLOBAL É CAUSADO PELO HOMEM E DEVE AUMENTAR SE A SOCIEDADE NÃO SE MOBILIZAR, DIZ IPCC – ONU

COMPS DA MARCHA MUNDIAL DO CLIMA ,

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS CONTINUAM A SE AGRAVAR DRAMATICAMENTE CONSTITUINDO-SE NA VERDADE EM EMERGÊNCIA CLIMÁTICA, APESAR DO DISCURSO IRRESPONSÁVEL E CRIMINOSO DE ALGUNS TENTANDO NEGAR AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS !

O QUINTO RELATÓRIO DO IPCC DA ONU, PUBLICADO A ALGUNS MESES, CONFIRMA E AGRAVA A TRAGÉDIA QUE O RELATÓRIO DE 2007 JÁ HAVIA ALERTADO, TEMOS TODOS QUE NOS MEXER AGORA ! SOCIEDADE À FRENTE E GOVERNOS OBEDECENDO A SOCIEDADE, DANDO UM BASTA AOS LOBBIES CRIMINOSOS DA INDUSTRIA ( ENERGIA, AGRONEGÓCIO, BENS DURÁVEIS E DE CONSUMO,ETC) QUE AVANÇAM NUMA POLUIÇÃO INSANA E NO DESMATAMENTO - ESTES SÃO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA EMISSÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA ( METANO,CO2 E OXIDO NITROSO). É FUNDAMENTAL RESSALTAR QUE ESTES GASES SÃO ALTAMENTE VENENOSOS E DESTROEM O PLANETA AQUI NA SUPERFÍCIE, INCLUSIVE ANTES DE CHEGAR NA ATMOSFERA, DESLEGITIMANDO INCLUSIVE A FALSA POLÊMICA TENTADA EM TORNO DO AQUECIMENTO GLOBAL. É OBRIGATÓRIO QUE MUDEMOS JÁ TODO O PLANETA PARA A MATRIZ ENERGÉTICA LIMPA, SOL, VENTO, MARES, BIOMASSA E GEOTÉRMICA, SAINDO AGORA DA ENERGIA SUJA DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS !!! ENERGIA REALMENTE LIMPA SÃO ESSENCIALMENTE AS 5 QUE CITAMOS E QUE SÃO INFORMADAS PELO IPCC !!!

COMECE HOJE MUDANDO SEUS HÁBITOS E DIMINUINDO SUA PEGADA ECOLÓGICA !!!

REAFIRMAMOS PARA OS MAUS- CARACTERES DE PLANTÃO : "PARA QUE O AMBIENTE SEJA PROTEGIDO, SERÃO APLICADAS PELOS ESTADOS, DE ACORDO COM AS SUAS CAPACIDADES, MEDIDAS PREVENTIVAS. ONDE EXISTAM AMEAÇAS DE RISCOS SÉRIOS OU IRREVERSÍVEIS, NÃO SERÁ UTILIZADA A FALTA DE CERTEZA CIENTÍFICA TOTAL COMO RAZÃO PARA O ADIAMENTO DE MEDIDAS EFICAZES, EM TERMOS DE CUSTO, PARA EVITAR A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL" - PRINCÍPIO 15 - PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO - DA DECLARAÇÃO DA RIO/92 SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CONFERÊNCIA DA ONU .

NÃO PODEMOS IGNORAR A REALIDADE DE QUE DEVEMOS AGIR OU ENFRENTAR NOVOS IMPACTOS ASSUSTADORES QUE NOS LEVARÃO A CATÁSTROFES. SABEMOS QUE A MAIOR PARTE DA POLUIÇÃO QUE CAUSA A MUDANÇA CLIMÁTICA VEM DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS. O SOS CLIMA TERRA E A MARCHA MUNDIAL DO CLIMA PEDEM AOS GOVERNOS E INVESTIDORES PARA PARAR DE INVESTIR EM ENERGIA SUJA E COMEÇAR UMA TRANSIÇÃO IMEDIATA PARA ENERGIAS LIMPAS RENOVÁVEIS.

POR FAVOR LEIAM AGORA A REPORTAGEM ABAIXO COM CUIDADO, ELA TRAZ UM PEQUENO RESUMO DO RELATÓRIO DO IPCC .TAMBÉM É FUNDAMENTAL SUA PARTICIPAÇÃO E DE TODOS NA MARCHA MUNDIAL DO CLIMA !!! EM BREVE INFORMAREMOS A DATA DA MARCHA MUNDIAL DO CLIMA DESTE ANO !!!

CIÊNCIA/CLIMA -

27 de Setembro de 2013

EMERGÊNCIA !!! MUDANÇAS CLIMÁTICAS SEM PRECEDENTES !!! AQUECIMENTO GLOBAL É CAUSADO PELO HOMEM E DEVE AUMENTAR SE A SOCIEDADE NÃO SE MOBILIZAR, DIZ IPCC - ONU

O RELATÓRIO DO IPCC, PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, divulgado nesta sexta-feira, 27 de setembro de 2013, em Estocolmo, na Suécia, conclui que o aquecimento global é uma realidade incontestável, é provocado pelo homem e vai durar até o final deste século. Cientistas calculam que na projeção mais pessimista a temperatura na Terra deve aumentar 4,8 °C até 2100. A ÚLTIMA VERSÃO DO RELATÓRIO DO IPCC SAIU EM 2007, QUANDO o estudo rendeu ao painel de especialistas o PRÊMIO NOBEL DA PAZ. O primeiro capítulo divulgado nesta sexta, de um total de três, aborda A Base das Ciências Físicas. As demais partes serão divulgadas em 2014.

OS ESPECIALISTAS ELABORARAM QUATRO CENÁRIOS POSSÍVEIS PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS. Nas previsões mais otimistas, eles projetam que até 2100 a temperatura na Terra deve aumentar 0,3 °C. Já na projeção mais pessimista essa alta pode chegar a 4,8 °C.

NA AVALIAÇÃO DOS CIENTISTAS, AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS VÃO DEPENDER DO AUMENTO DO RITMO DA EMISSÃO DE GASES QUE PROVOCAM O EFEITO ESTUFA.ATÉ AGORA AS EMISSÕES, AO CONTRARIO DO QUE EXIGIU A ONU,NÃO SE ESTABILIZARAM ,E NA VERDADE TEM AUMENTADO MUITO( MANDAREMOS OUTROS RELATÓRIOS ESPECÍFICOS SOBRE AS EMISSÕES EM BREVE). Mas, eles argumentam, já é possível antecipar que as ondas de calor tendem a ser mais intensas e mais duradouras, que as regiões que já são chuvosas terão índices pluviométricos ainda mais elevados e, ao contrário, as regiões secas terão menos chuvas. O relatório, porém, diz que pode haver algumas exceções.

MAIOR EMISSÃO DE GASES

UM DOS DADOS APRESENTADOS PELO IPCC APONTA QUE FOI REGISTRADO UM AUMENTO DE 43% NA FORÇANTE RADIATIVA ENTRE 1985 E 2011. A FORÇANTE RADIATIVA é um índice que estima impactos climáticos causados pelo desequilíbrio entre as radiações solares absorvidas pela Terra e o calor devolvido pelo planeta à atmosfera, aquecendo-a. Essa troca de energia equilibrada garante uma temperatura global estável.NO ENTANTO, UMA MAIOR EMISSÃO DE GASES E AEROSSÓIS PELO HOMEM POR CONTA DE QUEIMADAS, DESMATAMENTO E QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS (PRINCIPALMENTE CO2) TEM ELEVADO A FORÇANTE E, CONSEQUENTEMENTE, RETIDO UMA MAIOR QUANTIDADE DE CALOR NO PLANETA.

SEGUNDO PAULO ARTAXO, FÍSICO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO e um dos coautores do capítulo divulgado, o aumento representa a elevação das concentrações de gases de efeito estufa “que continuam a subir rapidamente”.

QIN DAHE, CO-PRESIDENTE DO IPCC, DECLAROU QUE, com o aquecimento dos oceanos, o derretimento das geleiras vai elevar o nível do mar num ritmo mais acelerado que o que foi observado nos últimos 40 anos, podendo sofrer uma elevação de 26 a 82 cm até 2100.

EM ESTUDOS ANTERIORES, APONTAVA-SE QUE A ALTA DO NÍVEL DO MAR NÃO ULTRAPASSARIA 59 CM. Mas os cientistas tiveram que rever esses cálculos porque haviam subestimado o impacto do derretimento das geleiras na Groenlândia e na Antártica. DADOS MOSTRAM GRANDES IMPACTOS SOBRE OS OCEANOS GERANDO TERRÍVEL PREOCUPAÇÃO, já que mais de um bilhão de pessoas vivem e dependem dos oceanos como sua principal fonte de alimento e sustento. A acidificação dos oceanos desde 1900 aumentou em quase 30% e é, provavelmente, a mais forte ao longo de muitos milhões de anos. Os oceanos constituem um ecossistema já frágil e pode ser destruído de uma forma quase irreversível se a humanidade não mudar de combustíveis fósseis para as energias renováveis o mais breve possível!

ALGUMAS DAS CONCLUSÕES DO RELATÓRIO JÁ TINHAM SIDO DIVULGADAS PELA IMPRENSA NO 2º TRIMESTRE DE 2012, MAS, COM A DIVULGAÇÃO COMPLETA , O IPCC, QUE FOI CRIADO PELA ONU, ESPERA QUE OS LÍDERES MUNDIAIS E AS POPULAÇÕES TOMEM MEDIDAS CONCRETAS A FIM DE PREVENIR CONSEQUÊNCIAS DESASTROSAS PARA A POPULAÇÃO MUNDIAL.

A RECEITA DO IPCC É OBJETIVA: É PRECISO DIMINUIR DE FORMA "SUBSTANCIAL" A EMISSÃO DE GASES TÓXICOS. No dia 30 de setembro, o IPCC vai divulgar um esboço do ATLAS GLOBAL E REGIONAL DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

"A VERDADE QUE INCOMODA FOI CONFIRMADA PELO IPCC: as mudanças climáticas são reais, elas acontecem em um ritmo alarmante e são provocadas pelas atividades humanas, principalmente a combustão", afirmaram ongs ambientalistas - Greenpeace, Oxfam, SOS Clima Terra, WWF, MARCHA MUNDIAL DO CLIMA e Amigos da Terra - em comunicado após a publicação do relatório.

"SABEMOS QUE O SETOR DA ENERGIA É UM DOS PRINCIPAIS CULPADOS, MAS TAMBÉM ESSENCIAL SOLUÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS", acrescentaram as ongs, que acreditam que "as energias renováveis constituem uma solução simples, comprovada e economicamente viável".

CABE A TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE, INCLUINDO GOVERNOS, AGORA AGIR SOBRE OS FATOS E CIÊNCIA APRESENTADOS NESTE RELATÓRIO, QUE PASSOU POR UM PROCESSO SEM PRECEDENTES DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO !!!

REF : RFI, WWF, SOS CLIMA TERRA

*ESTAREMOS PASSANDO NOTICIAS DETALHANDO CADA SETOR DO RELATÓRIO EM BREVE, E SEMPRE QUE POSSÍVEL TRAZENDO EXEMPLOS DO QUE JÁ OCORRE NO BRASIL INCLUSIVE. MAS NÃO SE ILUDAM, O PLANETA É UM SÓ, E O QUE OCORRE EM OUTRO PAÍS, LOGO, LOGO CHEGA NO BRASIL TAMBÉM.

MUITO + INFO - IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change

Nenhum comentário:

Postar um comentário