terça-feira, 10 de junho de 2014

EXPOAGRIFAM a maior feira da agricultura familiar e empreendimentos solidários da Bahia


EXPOAGRIFAM a maior feira da agricultura familiar e empreendimentos solidários da Bahia.
A EXPOAGRIFAM aconteceu de 5 a 8 de junho, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) teve uma comercialização positiva para empreendimentos da agricultura familiar, economia solidária, assentados e indígenas. 
Com objetivo de fortalecer os empreendimentos solidários e darmaior visibilidade contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável, a EXPOAGRIFAM ofereceu oportunidade e intercâmbio para mais de 200 expositores.
Com participação direta de 2500 agricultores familiares, dos 27 territórios da Bahia, representando 100 empreendimentos, um total de 200 expositores, a EXPOAGRIFAM abre oficialmente o Ano Internacional da Agricultura Familiar, na Bahia. 


Este ano o destaque foi para os seminários de políticas de comercialização institucional (PAA) e marco legal, seminário para discutir Assessoria Técnica e Extensão Rural, palestra sobre segurança alimentar do rebanho, seminário Sobre Educação do Campo, roda de conversa sobre economia solidária feminista, apresentação das tecnologias sociais aplicáveis ao segmento da agricultura familiar e de convivência com o semiárido brasileiro entre outros. 
De acordo com a coordenadora geral Elisangela Araújo a EXPOAGRIFAM é uma oportunidade para os empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. "Estamos contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável e visibilidade da agricultura familiar, e na ExpoAgrifam conseguimos isso, vamos ampliar e consolidar como maior evento e encontro da agricultura familiar da nossa Bahia”, explicou Elisangela. 
A EBDA com seu espaço de novas tecnologias de baixo custo para homem do campo foi uma atração diferenciada.
“Apresentamos novos estudos em tecnologias para agricultura familiar, com tecnologias para facilitar a convivência com a seca”, explicou a Gerente Regional da EBDA Edilza Reis que ficou satisfeita com a visitação e a troca de experiência que se deu durante a ExpoAgrifam.


Conceição Borges representando a CUTBahia fortaleceu a campanha de uma política mais igualitária e pediu mais respeito ao povo da zona rural. “Temos que defender nosso povo, valorizar a agricultura familiar e economia solidária, a nossa Bahia é rica em produtos que vão alimentar milhares de pessoas e essa característica é do povo da roça, precisamos de representação política em todas as esferas (municipal, estadual e federal), que saiba o que é acordar e não ter água para beber e muito das vezes só batata para comer”, enfatizou Conceição.
A UNISOLBRASIL através do representante Estadual Israel de Oliveira fortalece a ideia de ampliar a ExpoAgrifam é uma meta a ser construída este ano. “É um espaço de valorização da cultura dos povos e comunidades tradicionais, através do intercâmbio de saberes e sabores, isso aconteceu na Expoagrifam, por isso é tão importante o evento e ampliarmos não só em estrutura, como em debates temáticos de todas as áreas”, explicou Israel da UNISOLBRASIL.
A EXPOAGRIFAM foi uma realização FETRAF BAHIA, IRPAA, UNISOLBRASIL E COOTRAF, com patrocínio BNB, SEBRAE, PETROBRAS, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e apoio GOVERNO DA BAHIA, EBDA, SEAGRI, SEDES, UEFS, MDA, CONAB, UFRB, VIDA MELHOR, FÓRUM BAIANO, SINTRAF, UNICAFES, APAEB FSA. 
A EXPOAGRIFAM 2015 é algo real e confirmado para ser realizado na Princesa do Sertão, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com maior intercâmbio e interatividade da academia e agricultura familiar e com maior participação de diversas entidades. Informações : FOCUS/Jelber Silva Cedraz


Nenhum comentário:

Postar um comentário