quinta-feira, 21 de novembro de 2013

2ª Etapa do Curso de Realidade Brasileira - CRB


Nos dias 11, 12 e 13 de outubro, realizamos a primeira etapa do Curso de Realidade Brasileira do Recôncavo da Bahia, em Feira de Santana. Contamos com a animada contribuição do camarada Eduardo Mara, que compõe o Fórum Dom Helder Câmara e é militante da Consulta Popular, que discutiu conosco alguns conceitos introdutórios do Marxismo. Tivemos a participação de mais de 100 militantes, companheiros e companheiras que representam um conjunto de mais de 40 organizações, entre sindicatos, movimentos sociais, movimentos de juventude e pastorais sociais. 

Para além da formação teórica, foi um momento de vivência coletiva, em que experimentamos muito intensamente a mística revolucionária, em celebração da nossa identidade de povo baiano, de negros e negras, que jamais se conformaram com a opressão, pelo contrário, resistiram, se rebelaram e se rebelam! É com esse espírito combativo que estamos chegando à nossa SEGUNDA ETAPA. 

O SEGUNDO MÓDULO será sediado pelos companheiros e companheiras de Cruz das Almas, e nele discutiremos a FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO, com enfoque principal na Questão Racial. Partiremos do pensamento de Clóvis Moura e, a partir dele, estabeleceremos o diálogo com outros autores fundamentais que também contribuíram para compreensão desse tema, como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Celso Furtado, entre outros.

1. TEMA DO MÓDULO E ASSESSOR: Discutiremos a formação do povo brasileiro. Abordaremos principalmente a Questão Racial, com base em Clóvis Moura, que em sua vasta produção intelectual, abordou com criticidade e complexidade sem iguais o tema do negro na formação do Brasil, explicitando de uma vez por todas que a exclusão, marca da nossa sociedade, tem cor. A assessoria será do companheiro Weber Lopes, mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, militante e educador social.

OBS.: Os textos foram encaminhados por e-mail. 

2. PROGRAMAÇÃO: Será disponibilizado um transporte coletivo e gratuito para o curso, saindo da UEFS na SEXTA-FEIRA, CONCENTRAÇÃO às 17h, para Cruz das Almas, onde teremos um importante momento de debate sobre o método político-pedagógico e a organicidade da nossa turma. Participaremos também da cultural de encerramento do Fórum 20 de Novembro, que estará acontecendo durante esta semana na UFRB. De lá, seguiremos para o local do curso, a Estação Experimental de Fruticultura Tropical – EEFT da EBDA em Conceição do Almeida.

ENDEREÇO: Km 3 da Rodovia Conceição do Almeida/São Felipe – Conceição do Almeida-BA. Telefone: 75 3629-3151 – 3621-2020 / 2320

3. O que levar para o curso: o de sempre, muita alegria, animação e disposição! É importante também que não esqueçamos de trazer bandeiras e símbolos dos nossos Movimentos e Organizações, além de instrumentos musicais, objetos, sementes, comidas e bebidas típicas do Recôncavo. Para a dormida serão disponibilizados alojamentos com camas e colchões, mas quem puder, é bom que traga seus colchões. Quem desejar, pode também trazer barracas, o espaço tem uma boa área externa para organizarmos um acampamento. Todos devem trazer lençóis, travesseiro, toalha de banho e artigos de higiene pessoal. O local tem muita muriçoca, então tragam repelente ou coisas afins.


Qualquer dúvida, estamos à disposição por e-mail ou telefone.

Abraços!


Email: crbreconcavoba@gmail.com 


Telefones: (75) 91716015/82428386 (Lua – Feira de Santana) 
(75) 99634440 (Rafael – Cruz das Almas)
(75) 91953129 (Sóstenes – (Cachoeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário