terça-feira, 15 de outubro de 2013

Curso de Realidade Brasileira do Recôncavo da Bahia - CRB iniciou no último final de semana

Entre os dias 11, 12 e 13 de outubro de 2013, na cidade de Feira de Santana-Bahia iniciou o 1º Módulo do Curso de Realidade Brasileira do Recôncavo da Bahia - CRB. 
Os Cursos de Realidade Brasileira – CRB – tem contribuído bastante para formação da militância social e sindical do nosso país e para articulação de lutas. A marca do curso é revisitar as principais obras dos pensadores clássicos brasileiros, que a partir de um viés crítico, conseguiram produzir uma leitura autêntica da realidade do país, como Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Caio Prado Júnior e Paulo Freire.
Esta primeira etapa do Curso será como tema “Introdução ao Marxismo”, com o educador popular Eduardo Mara, da Consulta Popular e do Fórum Dom Hélder Câmara, de Recife, Pernambuco.
O CRB Recôncavo, reflexo de uma ampla articulação dos Movimentos Sociais da região, contou com cerca de 200 inscrições, sinalizando a ampla demanda e interesse da militância social pelo estudo e conhecimento para transformação social.

“O CRB é, portanto, uma construção nossa enquanto movimentos, sindicatos, e pastorais sociais que se inseriram desde o princípio na elaboração e execução do projeto, mas é também a tarefa de cada um e cada uma que fará parte desta turma de pouco mais de 100 cursistas”. Pontua Lua Marina, militante do Levante Popular da Juventude, e responsável pela Secretaria do CRB.
Neste primeiro módulo foi realizado o ato de abertura na última sexta-feira (11) no auditório da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS , módulo 2, onde cursistas de diversas partes do Estado estiveram presente.

Durante abertura reuniram-se militantes do movimento social, movimento sindical - CUT, Associação de Docentes da UEFS, Representantes Institucionais da UEFS e UFRB, MST, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, MOMDEC, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento Negro Unificado, dentre outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário