quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Escola NE promoveu o II Módulo do Curso Inicial de Formação de Formadores em Alagoas

Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola NE da CUT
Mais de 20 dirigentes sindicais dos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe participaram da atividade.

Dando continuidade à estratégia do programa de Formação de Formadores (FF), a Escola Nordeste da CUT (Escola NE) realizou o II Módulo do Curso de Inicial de FF, entre os dias 20 e 22 de setembro, na Pousada Brisamar, município de Barra de São Miguel, no litoral sul de Alagoas.
Nessa etapa, mais de 20 dirigentes sindicais dos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe participaram das atividades, que tiveram como foco o planejamento pedagógico da formação de base e estudo sobre democratização das relações de trabalho e trabalho decente.
O objetivo principal do curso é possibilitar uma maior autonomia metodológica dos/as sindicalistas formadores/as no trabalho de formação na base e, ao mesmo tempo, favorecer um processo de apropriação crítica sobre temas relevantes da agenda sindical de lutas da CUT.

Para disputar hegemonia na sociedade, a formação de base - dentro e fora dos locais de trabalho – é fator fundamental para enraizar o sindicato e o projeto de liberdade e autonomia que defendemos para o sindicalismo brasileiro, afirmou Amélia Fernandes, urbanitária e presidenta da CUT-AL. “Apaixonei-me pelo movimento sindical CUTista através da formação quando ainda era representante no local de trabalho”, disse Amélia, durante a abertura do curso.
Amélia também destacou as lutas construídas pela CUT no estado de Alagoas durante a atual gestão (2012-2015). Entre as grandes mobilizações, figurou-se a Jornada em Defesa dos Serviços Públicos, encabeçada pela CUT-AL, que colocou nas ruas mais de 20 mil trabalhadores/as, no enfrentamento à lógica neoliberal de desmonte do Estado implantada pelo governo estadual de Téo Vilela Filho (PSDB).
As questões metodológicas do planejamento didático-pedagógico da formação foram abordadas a partir do estudo do caderno de formação de formadores, produzido pela Secretaria Nacional de Formação (SNF) da CUT. Essa abordagem permitiu aos/às sindicalistas formadores/as planejarem atividades formativas sobre as temáticas do 3º Módulo do Curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB).
O curso teve seu encerramento no domingo e apontou como principal encaminhamento a necessidade da formação continuada para maior empoderamento dos/as sindicalistas formadores/as e outras ações, como:
1- Os/As formadores/as devem realizar reunião com a direção dos seus respectivos Sindicatos para socializar a estratégia do programa de FF e comprometer estas entidades com o apoio para o desenvolvimento da formação sindical de base;
2-  As Secretarias Estaduais de Formação das Estaduais da CUT AL, BA e SE devem reunir o núcleo estadual de sindicalistas formadores/as para integração das turmas do programa FF Inicial e Continuado e planejamento da formação de base no estado, envolvendo todos/as formadores/as;
3- A Escola NE dará continuidade ao acompanhamento pedagógico às Secretarias Estaduais de Formação, bem como aos núcleos de formadores/as para contribuir no planejamento pedagógico das atividades de formação de base;
4- Propor à Escola NE, às Estaduais da CUT (AL, BA e SE) e à SNF/CUT a realização do Encontro sub-regional para troca de experiências e certificação dos/as sindicalistas formadores/as dos três estados, no fim de 2013 ou início de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário