domingo, 27 de janeiro de 2013

Conceição do Coité : Após chuvas, milhares de peixes mortos boiam em açude


Milhares de peixes foram mortos no açude Itarandi, na cidade de Conceição do Coité, na região noroeste da Bahia. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Urbano Carvalho, foi preciso ajuda de caçambas e retroescavadeiras para retirar mais de 40 toneladas de peixes, que já foram encaminhados para o aterro sanitário da cidade. Outra quantidade já apodrecida, desceu para o fundo do açude. As informações são do site G1 Bahia.
 
Conforme os moradores da cidade informaram ao site, os peixes das espécies tilápias e traíras teriam começado a boiar na água depois das chuvas da semana passada. Urbano Carvalho que administra a pasta há menos de um mês, acompanhou o trabalho da limpeza da água neste sábado (26).
Amostras de peixe e da água foram coletadas e enviadas para o laboratório. O secretário afirma que os técnicos apontam que uma possível causa é a quantidade de bactéria que pode ter sido gerada com a incidência da chuva nos últimos dias. O açude funciona como esgotamento há 40 anos, acrescentou.

O secretário Urbano Cardoso garantiu que vai enviar um relatório ao Governo da Bahia pedindo ajuda imediata para o caso. Ele disse que não há indústrias que produzam toxinas no entorno do açude e que o forte do local não é a atividade de pesca. Urbano relata que foi todo mundo pego de surpresa e apesar de ter algumas pessoas que pescavam, a maior atividade da região é a hortaliça.
 
Fotos: Divulgação / Site G1 Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário