terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CAU/BA vai homenagear Niemeyer no dia do arquiteto


O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia vai fazer uma homenagem a Oscar Niemeyer em solenidade que vai celebrar o dia do arquiteto, 15 de dezembro, quando ele completaria 105 anos. Além de levar a arquitetura brasileira para o mundo, Niemeyer foi fundamental para a criação do conselho, uma luta da categoria que durou mais de 50 anos.

Para homenagear o gênio da arquitetura brasileira, o CAU/BA estará promovendo um painel sobre “o papel social da arquitetura na atualidade“ com a participação dos arquitetos e urbanistas Zezeu Ribeiro, Ângela Gordilho, Luís Antônio de Souza e a presença de profissionais de todo estado da Bahia. O evento está programado para o anfiteatro da antiga Faculdade de Medicina no Terreiro de Jesus, a partir das 09 horas.

De acordo com o presidente em exercício do CAU-BA,Guivaldo D’AlexandriaBaptista, não há homenagem melhor a Niemeyer do que uma reflexão sobre o Papel Social da Arquitetura, “ já que a sua vida esteve pautada no profissionalismo e nas questões sociais. Um homem que tinha compromisso com a Vida”, diz Guiivaldo lembrando que além das comemorações pelo Dia do Arquiteto, o evento celebra também o primeiro ano do Conselho.

A criação do CAU é fruto de uma luta de décadas que teve em OscarNiemeyer uma daslideranças. Todos os abaixo-assinados organizados na época, em favor da criação de um conselho próprio tiveram a assinatura dele na primeira linha. Niemeyer cedeu os direitos de imagem para a campanha de divulgação da carteira de identidade profissional do conselho, que será lançada na próxima semana.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil foi criado em 31 de dezembro de 2010, pela Lei 12.378, que regulamenta o exercício da profissão no país. A fundação ocorreu um ano depois, em 15 de dezembro de 2011.A função do conselho é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em território nacional. Até então, os arquitetos brasileiros eram representados pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e pelos conselhos estaduais.

Para dimensionar a categoria no país, o CAU-BR está finalizando o cadastro de todos os arquitetos e urbanistas. A entidade estima que somem aproximadamente 100 mil profissionais. Na Bahia, são 4.184 arquitetos, sendo que 3.363 estão na capital e Região metropolitana e 821 profissionais atuando no interior do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário