quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ESTUDO DIZ QUE 1,5 MILHÃO DE PESSOAS USAM MACONHA DIARIAMENTE NO PAIS

Cerca de 1,5 milhão de adolescentes e adultos consomem maconha diariamente no Brasil, aponta o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Ainda de acordo com o estudo, divulgado nesta quarta-feira (1º), em São Paulo, mais de 3 milhões de adultos, com idade entre 18 e 59 anos, usaram maconha no último ano e cerca de 8 mihões de adultos (7% dessa parcela da população) experimentaram maconha alguma vez – 62% do total teve o primeiro contato com a droga antes dos 18 anos.
Quanto aos adolescentes, 470 mil usaram maconha no último ano e 600 mil dizem ter experimentado a droga alguma vez na vida.
Essa é a segunda pesquisa da Unifesp sobre o tema – a primeira foi em 2006 –, mas é a primeira vez que se tem uma amostragem representativa da população brasileira sobre uso e dependência de drogas e sobre a questão da legalização.
Entre janeiro e março, foram ouvidas 4.607 pessoas, com idade mínima de 14 anos, em 149 municípios de todos os estados do país.
Cem entrevistadores visitaram desde moradias em favelas a condomínios fechados pelo país e entregaram um questionário com 800 perguntas a voluntários, que respondiam e entregavam o documento lacrado, mantendo o anonimato.
As perguntas, segundo os pesquisadores da Unifesp, seguiram metodologias internacionais e abordavam temas como o consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas. Em breve, a universidade vai divulgar dados sobre o uso de cocaína, crack e oxi no Brasil.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário