domingo, 15 de julho de 2012

DIA DO HOMEM : PROCURA POR CIRURGIAS PLÁSTICAS ENTRE ELES AUMENTA 25%

Não são as mulheres têm um dia especialmente para elas. Neste domingo, dia 15 de julho, é comemorado o Dia do Homem, que tem como objetivo chamar a atenção da população sobre os cuidados que eles devem adotar para preservar a saúde.

Dados do Ministério da Saúde revelam que os homens buscam menos a ajuda médica do que mulheres e acabam tendo uma média etária menor que elas, vivendo cerca de 7 anos a menos.

Por outro lado, os homens têm procurado, e muito, consultórios de cirurgias plásticas para fazer intervenções no corpo. Isso prova que eles não ficam tão atrás das mulheres quando se trata de vaidade. Querendo buscar elevar a auto-estima e desmistificar a cultura machista, o número de homens que procuram as clínicas de estética vem crescendo cada vez mais.

O cirurgião Wagner Teixeira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, destacou que nos últimos cinco anos o número de homens que fizeram algum tipo de intervenção estética cresceu 25%.

"A busca da autoestima é a principal motivação que leva um homem a optar por um procedimento estético. Esse fator está ligado ao instinto de competição, extremamente masculino", disse.

O especialista também esclareceu as principais curiosidades e dúvidas a respeito da cirurgia plástica entre os homens. Confira abaixo:

Quantos homens procuram, em média, o consultório por mês procurando por cirurgias plásticas?
A procura masculina, em média, gira em torno de 10 a 15% do total de consultas, isso representa uma média de 10 pacientes/mês no consultório. No entanto, a procura vem se tornando mais constante e crescente.

Qual a intervenção cirúrgica mais procurada entre os homens?
A intervenção que se faz com maior frequência é a lipoaspiração, seguida de perto das cirurgias das pálpebras (blefaroplastia).

Que tipo de argumentos os pacientes costumam dar ao escolher ser submetido a uma cirurgia plástica? Insatisfação, vaidade?
A procura dos que querem realizar lipoaspiração é a insatisfação da gordura do abdômen que não se consegue eliminar ou diminuir de forma significativa com as dietas e exercícios; eles buscam o refinamento que a lipoaspiração oferece, de uma maneira mais imediata. É sempre importante colocar que este tipo de procedimento não é sinônimo de cirurgia emagrecedora e sim uma medida de "esculpir" a gordura localizada, retirando-a desde que o paciente esteja numa faixa de peso ideal. Em relação às pálpebras é comum a queixa de envelhecimento da região das órbitas, do excesso de pele na pálpebra superior, que incomoda e envelhece a face. Existe uma queixa de caráter estético, porém associada a uma queixa funcional bastante válida.

Qual a idade média dos homens que procuram as clínicas para fazer cirurgias?
Os pacientes jovens cada vez mais cedo procuram o cirurgião plástico; os bem jovens (13 a 18 anos) procuram para correção de ginecomastia (excesso de glândula mamária); os que querem fazer plástica das pálpebras procuram por volta dos 50 anos; os que querem fazer lipoaspiração estão na faixa de 30 a 40 anos (estão inseridos no mercado de trabalho).

Existe alguma recomendação específica para os homens que desejam realizar cirurgias?
As recomendações são as de praxe para qualquer paciente que vai se submeter a um procedimento cirúrgico qualquer: uma pesquisa sobre hábitos de vida, sobre a saúde do paciente e se ele possui alguma doença ou distúrbio e se está sob tratamento específico, além da realização de exames médicos de rotina, chamado de pré-cirúrgicos e a consequente realização do risco cirúrgico, sob supervisão de um clínico ou cardiologista.
Fonte: SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário