
Na hora de tomar a decisão final de contratar um novo
empregado, empresas estão consultando os perfis dessas pessoas em redes sociais:
cerca de 37% dos empregadores nos Estados Unidos já admitem terem esse hábito. O
dado consta em uma pesquisa do CareerBuilder, site especializado em carreiras,
divulgada na última terça-feira (18).
Quando observam os perfis nas redes sociais, cerca de
65% dos empregadores dizem fazer isso para ver como os candidatos se apresentam
profissionalmente na internet.
Além disso, aproximadamente metade deles quer ver se o
candidato se encaixa na cultura da empresa; também metade deles admite olhar os
perfis em redes sociais dos candidatos para saber mais sobre a qualificação
dessas pessoas.
A boa notícia para quem usa avidamente Facebook,
Twitter e outras redes sociais populares é que a minoria dos empregadores
(apenas 12%) disse observar os perfis dos candidatos em busca de motivos para
não contratá-los.
“Redes sociais são a forma dominante de comunicação nos
tempos atuais, então certamente você consegue obter muitas informações sobre uma
pessoa ao ver seu perfil público e online”, explica Rosemary Haefner,
vice-presidente de Recursos Humanos do CareerBuilder. “No entanto, empregadores
e departamentos de RH devem tomar decisões cuidadosas sobre a relevância que a
informação encontrada online sobre os candidatos tem nas qualificações para uma
vaga”, alerta.Folha
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