quarta-feira, 5 de outubro de 2011

INCÊNDIO ATINGE RESERVA NATURAL DE MUCUNGÊ, NA CHAPADA DIAMANTINA

No começo da manhã dessa terça-feira (04), um nuvem de fumaça, com bastante fuligem, atingiu a cidade de Mucugê, na região da Chapada Diamantina. O motivo do problema é um incêndio, iniciado desde o começo da manhã, na Serra do Capa Bode, a 6km da cidade. A principal preocupação das autoridades, que já realizaram um reunião de emergência, é com a força dos ventos da região. Existe a possibilidade de que a fumaça alcance também o município de Andaraí.
O encontro dos prefeitos Fernando Medrado, de Mucugê, e Wilson Paes Cardoso, de Andaraí, com o Comandante Ten. PM. Miguel, e com o grupamento do Corpo de Bombeiros de Lençóis teve como intuito principal mobilizar uma frente de Brigadistas na tentativa de enfrentar e, sobretudo, de conter o avanço dos focos do incêndio.
"Esses incêndios já são característicos nessa época do ano. Temos registrado focos desde o mês de agosto. Nesse momento, estamos trabalhando com o monitoramento e com a prevenção. Queremos trabalhar para que não aconteça o mesmo que no ano de 2008, quando o incêndio fugiu totalmente ao controle", disse o secretario de Cultura, Defesa Civil e Meio Ambiente de Andaraí, Emílio Carlos Ribeiro Tapioca.
A área, que é uma reserva natural responsável por abrigar uma grande diversidade de animais e plantas, especialmente os orquidários e os campos de Sempre Viva, é de difícil acesso. Isso deverá atrasar o trabalho dos bombeiros e também dos voluntários na contenção das chamas. Ainda não se sabe o motivo que teria provocado o incêndio. A possibilidade de que tenham sido criminoso ainda não foi descartada.
Problemas para as pessoas
Outra preocupação expressada pelas autoridades foi com a própria saúde dos moradores da região. Além das adversidades trazidas pela fumaça, que podem ocasionar inclusive problemas respiratórios, as queimadas ocorrem justamente nas proximidades dos rios Piaba e Cumbuca, podendo provocar também a poluição das águas.
Fonte: As informações são do Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário