terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

MEIO AMBIENTE : CURIOSIDADES SOBRE ENERGIA SOLAR

A energia fornecida pelo sol durante 15 minutos é superior à energia utilizada a nível mundial durante o ano.A cada segundo, o sol converte cerca de 4,2 biliões de kg em energia luminosa, sendo que apenas 2 kg dessa massa convertida em energia chega na Terra. Para converter esta quantidade de massa em energia luminosa, o sol queima uma quantidade de hidrogénio 150 vezes maior, o que dá uma eficiência de 0,7%.
A energia que vem do sol é fonte directa ou indirecta de quase toda a energia que utilizamos. Os combustíveis fósseis existem graças à fotossíntese, que converteu a radiação solar nas plantas e animais das que se formarão o carvão, o gás e o petróleo. O ciclo da água que nos permite obter energia hidroeléctrica é movido pela energia solar que evapora a água, forma nuvens e estas irão cair em forma de chuva ou neve. O vento forma-se quando algumas zonas da atmosfera são aquecidas pelo sol em maior medida do que outros.
Embora Portugal seja um dos países da Europa com maior incidência de radiação solar - cerca de 3 mil horas de sol por ano em algumas regiões - verifica-se que o mercado nacional de colectores solares para o aquecimento de água tem uma dimensão muito inferior à de outros países e que o aproveitamento deste recurso renovável está muito longe de atingir o potencial de 2,8 milhões de m2 de colectores solares, estimado pelo FORUM Energias Renováveis em Portugal em 2001.

2 comentários: