quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

FUNCIONAMENTO DA USINA DE BIOMASSA ATRAVÉS DO RESÍDUO DA CANA

Já há muito tempo que a biomassa ou a bioenergia (energia proveniente de plantas e seus derivados) é utilizada pela Humanidade, desde que se queima madeira para se aquecer ou para cozinhar. A madeira é ainda o maior recurso da bionergia, havendo ainda assim outros como resíduos da agricultura e florestais, como plantas rasteiras e ainda a componente orgânica dos desperdícios municipais e industriais. De referir ainda que alguns gases como o metano, podem ser usados como fonte de energia da Biomassa.
A Biomassa pode ser usada para combustíveis, produção de energias e produtos que de outra maneira seriam produzidos a partir de combustíveis fósseis. Este tipo de energia não é livre de emissões, porém o uso deste recurso tem o potencial de decrescer as emissões dos gases que contribuem para o efeito de estufa, já que o dióxido de carbono libertado é contrabalançado pelo dióxido de carbono capturado no processo de produção da Biomassa
Resumindo existem três grandes tipos de utilização com grandes vantagens para o futuro do Planeta e Humanidade:
1)Os Biocombustíveis - convertendo biomassa em combustíveis líquidos pra transportes. 2)A BioEnergia - queimando directamente biomassa, ou convertendo em gases ou líquido queimando de forma mais eficiente, para produzir electricidade. 3)Os Bioprodutos - Convertendo biomassa em químicos para produzir plásticos e outros produtos derivados típicos do petróleo.
Em suma, as vantagens da utilização da biomassa como combustível são as seguintes:tem baixo custo de produção e de aquisição; é renovável; permite o reaproveitamento de resíduos; é menos poluente do que as outras formas de energia, como aquela que é obtida a partir de combustíveis fosseis.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada num ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

2 comentários:

  1. parabéns...me ajudou bastante com um trabalho escolar!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns...me ajudou muito com meu trabalho escolar. ^-^

    ResponderExcluir