quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

DEU NO BLOG DE TO COM CQC

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE COLETA DE LIXO , VIROU DISCUSSÃO DE EDITAL E NÃO DEBATE SOBRE O LIXO.
Foi realizada na noite da última terça feira(25), na Câmara Municipal de Santo Antonio de jesus, a “1ª. Audiência Pública sobre Coleta de Lixo”, numa iniciativa da Secretaria de Infraestrutura, em parceria com a Secretaria de Administração e Setor de Licitações do município tendo, para tanto, feito convites às entidades representativas do município, a imprensa e a comunidade para no intuito de prestar esclarecimentos no tocante à apresentação do Edital que versa sobre procedimentos inerentes ao processo licitatório para exploração dos serviços de limpeza pública urbana e manejo de resíduos sólidos.Dentre os presentes, Magno Cruz (Sec. Administração), Reginaldo (Dir. Licitações), Dra. Andreia Prazeres e Dr. Ígor (assessoria jurídica da Adm. Municipal), integrando a mesa diretora dos trabalhos, além de Dr. Julimar Barreto (promotor do Meio Ambiente, Ailton Santos, Uberdan e Hélio Silva (vereadores), Brivaldo Souza (professor e funcionário do IBAMA), Mila Fiuza (representando a Sec. De Agricultura, Com. Ind. e Meio Ambiente), Professor Borges (vereador de Gov. Mangabeira); Joel da Contabilidade (presidente do PV), Derlan Queiroz (Sec. de Meio Ambiente de Governador Mangabeira), representantes da imprensa local (Infosaj, Blog do Valente, TvSaj (Blog Antonio Mascarenhas), Rádio Clube, Andaiá FM,Recôncavo FM, Portal do Recôncavo, Blog Hélio de Aguiar, Gazeta do Recôncavo, Recôncavo FM, "Tô com CQC", bem como o Blog vereadorBorges (Gov. Mangabeira).Coube a Magno Cruz efetuar a abertura e conclusão dos trabalhos, enquanto a Dra. Andréia e Dr. Ígor, discorrerem acerca dos diversos pontos inerentes ao Edital que, ainda em fase de conclusão, estabelecerá as premissas necessárias para a condução do processo licitatório que analisará as propostas a serem apresentadas pelas empresas que queiram se habilitar para a missão de cuidar da coleta dos dejetos sólidos do município.

Questionada por alguns dos que se fizeram presentes no que concerne ao período de 20 anos para a concessão de coleta dos resíduos, à empresa vencedora, a assessora jurídica respondeu dizendo que a grande questão é a necessidade de investimento por parte da empresa que venha sagra-se vencedora na licitação, uma vez que terá de investir de forma maciça em equipamentos (máquinas, veículos, pessoal) e que para um período curto de exploração, nenhuma empresa arriscaria. Segundo ela, quanto menor o período concedido para exploração por parte de determinada empresa, maior o custo por tonelada de dejetos, ou seja, maior seria a taxa a ser paga pela população. Ela complementou dizendo que o aterro sanitário de Santo Antonio de Jesus não é referência mas que tem tudo para sê-lo, dentro de um futuro próximo.

Professor Brivaldo, do IBAMA, concordou que, de fato, nenhuma empresa iria ariscar entrar numa empreitada dessa natureza sem uma garantia de saneamento dos investimentos realizados. Por sua vez, os vereadores do PT, Ailton e Uberdan, questionaram acerca do exíguo prazo para convocação da audiência, sugerindo que fossem realizadas outros encontros nas comunidades para maior discussão a respeito dos problemas que assolam a limpeza pública no município.
O promotor Público Dr. Julimar Barreto enfatizou a necessidade de que sejam estabelecidos mecanismos para que, a qualquer tempo, o contrato possa ser desfeito, em caso de não cumprimento das cláusulas pactuadas.Dra. Andreia esclareceu que, infelizmente, só há disponibilização de 15 dias para que possam ser processadas eventuais mudanças no Edital uma vez que os serviços de coleta, atualmente, vêm sendo feitos à luz de um contrato provisório de 90 dias, mas que irá avaliar a situação com setores da administração. As discussões poderiam ser mais proveitosas caso houvesse maior participação por parte da comunidade que, como sempre, furta-se a participar de eventos dessa natureza. Fotos Mascarenhas.

Nossa opnião : O Blog Tô com CQC salienta que Ailton e Uberdan, comentaram a respeito da falta dos responsáveis pelo meio ambiente de Saj, já que o Secretário de Meio ambiente de Gov.Mangabeira esteve presente no local, o Prefeito em exercício o Sr Joanito Barbosa também não deu o ar da graça. Fonte e Foto: http://www.tcomcqc.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário