sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

DE OLHO NA ROCINHA : CURSO DE ENFERMAGEM DA FTC FEIRA PROMOVE AÇÃO EM COMUNIDADE DA ROCINHA

Considerada uma das comunidades mais carentes de Feira de Santana, a Rocinha foi contemplada com ações do projeto “De Olho nos Bairros”, realizado pelo programa De Olho na Cidade, apresentado pelo radialista Jorge Bianchi, na Rádio Sociedade. Na tarde de quarta-feira (15), estudantes e articuladores do curso de Enfermagem da FTC Feira fizeram atendimento no local, juntamente com outros parceiros do programa.
Dessa vez, a atuação da FTC ficou a cargo de uma equipe de quatro enfermeirandas, coordenadas pela articuladora Virgínia Oliveira, que realizou teste de glicemia capilar e aferição de pressão. Também houve distribuição de folhetos explicativos sobre a prevenção de doenças como diabetes e hipertensão, além de palestras sobre os riscos e os cuidados com acidentes domésticos.
Os moradores tiveram acesso ainda a teste de acuidade visual, corte e tratamento de cabelo e orientações sobre saúde bucal. A dona de casa Edvan Gonçalves dos Santos, de 41 anos, aproveitou tudo. Depois de aferir a pressão e fazer teste de glicemia capilar, ela se entregou aos cuidados das profissionais da AFAS – Associação Feirense de Assistência Social. “Temos que nos cuidar”, ensinou.
A ação foi concentrada na praça Jetsêmane, na antiga caixa d’água, e no prédio que abrigava a creche, desativada há mais de dois anos. “O bairro é muito carente; até a praça somos nós que cuidamos”, afirmou a moradora Maria do Carmo Cardoso, conhecida na localidade como Carminha. Pedro Pereira Vitória ratificou as declarações da vizinha, lamentando a falta de atenção do poder público.
A presidente da Associação de Moradores Vitória, Sulamita Barbosa Lopes, reconhece que o bairro tem muitas carências, mas também reclama da falta de mobilização e apoio dos moradores para que a entidade possa atuar com eficiência. “Na verdade, o que existe foi feito através da associação”, defendeu-se, ao fazer um apelo à prefeitura para limpar a praça para as festas de fim de ano.
Madalena de Jesus e Socorro Pitombo - Assessoria de Comunicação, FTC/FSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário